
MOTOR
Equipamentos de diagnóstico aliados à experiência da equipe de profissionais da empresa fazem a diferença tanto nos serviços de reparo de peças, como nas manutenções preventivas do seu carro.
Quando se trata de motor recomendamos o maior cuidado para não originar a formação de borra (óleo pastoso). Atualmente, com os motores modernos, qualquer deslize na manutenção é mais perigoso que nos motores mais antigos (AP e AE por exemplo). Troque o óleo a cada 5.000 KM a 10.000 KM (ou conforme manual do veículo), substituir o filtro é fundamental.
-
Abasteça em postos de confiança, desconfie de preços baixos;
-
Se você roda só na cidade, em congestionamentos, em trechos curtos, diminua a quilometragem de troca do óleo pela metade;
-
Substitua a água do radiador anualmente e utilize aditivo;
-
Mantenha o motor regulado.
MUITA ATENÇÃO:
-
Fique atento na cor da fumaça
-
A coloração da fumaça pode indicar o problema no veículo. Se for cinza-azulada, o motor pode estar queimando óleo junto com a gasolina, por desgaste em retentor de válvulas ou nos anéis de pistões, o lubrificante invade a câmara de combustão.
-
Se a coloração for escura, é sinal que a mistura ar-combustível está muito rica em gasolina e o resultado é uma queima incompleta. Nos momentos iniciais de funcionamento do motor, é natural que saia um pouco de fumaça branca, vapor de água, sobretudo em modelos a álcool e sob baixa temperatura externa. Após alguns minutos de funcionamento, o escapamento está aquecido e a água condensada evapora-se por completo.
-
Motor falhando ou morrendo em ponto morto
-
Quando o motor começa a engasgar ou morrer em ponto morto, é sinal de que o sistema de injeção eletrônica está com algum problema. O defeito mais comum é o entupimento do motor de passo, também conhecido como atuador da marcha lenta.
-
Sua função é controlar o fluxo de ar que vai para o motor em situação de repouso, isto é, câmbio em ponto morto e sem pressão no pedal do acelerador.
-
Com o tempo, a peça acumula sujeira que dificulta a passagem do ar e o motor passa a afogar por trabalhar com muito combustível e pouco ar. O defeito é bem frequente.